quarta-feira, 24 de junho de 2009

ESTATUTO INTERNO, RELAÇÃO DE PROFESSORES DO GKC E O HINO DO GRUPO.

A ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA GRUPO"K" DE CAPOEIRA RECEBEU ESSE NOME EM RAZÃO DA PALAVRA AFRICANA: KRIEGSSPIEL QUE SIGNIFICA JOGO DE DE GUERREIRO COMO FOI CLASSIFICADO POR JOHAN MORITZ RUGENDAS UM DOS GRANDES ARTISTAS PLASTICOS E DEDICADO PESQUISADOR DE NOSSA ARTE.

ASSOCIAÇÃO FOI CRIADA COM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO INDIVIDUO.
NESTAS PROPOSTAS FORAM CRIADOS VÁRIOS PROJETOS SÓCIO- EDUCACIONAIS COMO: O PROJETO CAPOEIRA NA ESCOLA E O PROJETO CURUMIM, QUE TEM COMO OBJETIVO MAIOR, O RESGATE DE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO.

TENDO REPRESENTANTES NO MARANHÃO, SÃO PAULO, PIAUI, CAXIAS DO SUL  - RS,    CEARÁ, PARÁ E NA COLÔMBIA, PRETENDEMOS ESTENDER NOSSO TRABALHO EM OUTROS ESTADOS E PAÍSES, COM O OBJETIVO DE FORTALECER A NOSSA ARTE CAPOEIRA.
























ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA GRUPO "K" DE CAPOEIRA FUNDADA EM 20 DE MAIO DE 1994. TENDO SIDO REGISTRADA EM CARTÓRIO SÓ NO DIA 20 DE MAIO DE 2000. Nº DE REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA 18806.


ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1ª TRAVESSA: VENCESLAU BRÁS, CASA - 22 - A, BAIRRO: DIAMANTE - CENTRO DE SÃO LUIS. CEP:65020-640.
FONE: 098 - 8862 2162 / 8146 6071 OU EMAIL: mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br  /  mestremilitar@hotmail.com


TENDO COMO FUNDADOR, PRESIDENTE E DIREÇÃO GERAL: CARLOS ADALBERTO A. COSTA ( MESTRE MILITAR ).

VICE- PRESIDENTE: JOUBERT SANTOS ( MONITOR FEIJÃO ).

SECRETARIA: DERLÃNDIA DE JESUS

TESOUREIRA: DARCENIR GUTEMBERG ( MONITORA DARCENIR ).

PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL: TÔNIA MICHELLE ( PROFº MICHELLE ). E SEUS SECRETÁRIOS.


ART:1º A ASSOCIAÇÃO GRUPO "K" DE CAPOEIRA É UMA ENTIDADE COM FINALIDADE LIGADA A EDUCAÇÃO, AO SOCIAL E AO CULTURAL VISANDO A MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA, E É CONSTITUÍDA DE NÚMEROS ILIMITADO DE SÓCIOS, SEM DISTINÇÃO DE COR, SEXO, PROFISSÃO, CREDO RELIGIOSO, POLITICO QUE PASSA A SER REGIDA PELO PRESENTE ESTATUTO.


ART:2º A ASSOCIAÇÃO GRUPO "K" DE CAPOEIRA COM SEDE E FÓRUM NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS DO MARANHÃO, GOZA DE AMPLA AUTONOMIA POLÍTICA E ADMINISTRATIVA, AS QUAIS EXERCER-SE-ÃO NA FORMA DA LEI E DESSE ESTATUTO.

PARÁGRAFO ÚNICO: E VEDADA A PARTICIPAÇÃO DESTA ASSOCIAÇÃO EM QUAL QUER ATIVIDADE OU ATO QUE ESTEJAM EM DESACORDO COM SEUS INTUITOS.


ART:3º CONSTITUEM OBJETIVOS PRECIPUOS DA ASSOCIAÇÃO:

A) IDEALIZAR E CONCRETIZAR PROJETOS QUE VISEM PROPORCIONAR A REEDUCAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS COM A CAPOEIRA.

B) IMPLANTAR ESTA FORMA DE EDUCAÇÃO EM TODAS AS COMUNIDADES CARENTES, ASSOCIAÇÕES, UNIÕES DE MORADORES, ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS LEVANDO UMA FORMA DIFERENTE DE EDUCAR COM A CULTURA.

C) DESENVOLVER COLETIVAMENTE ATIVIDADES QUE VISEM A PROMOÇÃO E O APERFEIÇOAMENTO CULTURAL DOS ASSOCIADOS, PARA QUE MELHOR POSSAM DESEMPENHAR SUAS OBRIGAÇÕES COMUNITÁRIAS.

D) REPRESENTAR OS ASSOCIADOS, INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE, PERANTE AUTORIDADES ADMINISTRATIVAS, JUDICIÁRIAS E QUAISQUER ÓRGÃOS E PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO OU PRIVADO.



ESTATUTO INTERNO DO G “K” C


ESTE ESTATUTO VISA A SOCIALIZAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS INICIANTES, GRADUADOS E PROFESSORES ATRAVÉS DE DEVERES E OBRIGAÇÕES QUE AQUI ESTÃO EXPRESSOS EM SEUS ARTIGOS.



ESTES SÃO OS DEVERES E OBRIGAÇÕES QUE O ALUNO DEVERÁ FAZER CUMPRIR PARA MANTER A MORAL E OS BONS COSTUMES DENTRO E FORA DA ACADEMIA.


1 – DEVERES:


ART: 01 - ACATAR AS ORDENS DADAS PELOS SEUS GRADUADOS, MONITORES, INSTRUTORES, PROFESSORES E MESTRES. RESPONSABILIZAR-SE PELOS INSTRUMENTOS, ASSIM COMO TAMBÉM PELA HIGIENE DO SEU UNIFORME E ESPAÇO DE TREINO.
ESTAR DEVIDAMENTE UNIFORMIZADO NAS RODAS, TREINOS OU APRESENTAÇÕES COM CAMISA E ABADÁ DO GRUPO “K” DE CAPOEIRA.

ART: 02 – RESPEITAR SEUS GRADUADOS, MONITORES, INSTRUTORES, PROFESSORES E MESTRES. ZELAR PELA HARMONIA ENTRE OS COLEGAS NA ACADEMIA E FORA DELA.

ART: 03 – ZELAR PELA INTEGRIDADE FÍSICA DE SEU PARCEIRO, NUNCA USAR UTENSÍLIOS CORTANTES OU PERFURANTES NOS TREINOS OU RODAS, ASSIM COMO: RELÓGIOS, CORDÕES, UNHAS GRANDES, PULSEIRAS E ETC.

ART: 04 – NUNCA DEIXAR QUE PESSOAS ALCOOLIZADAS OU TOMADAS POR ALGUM TIPO DE SUBSTANCIA TÓXICA PARTICIPEM ATIVAMENTE DOS TREINOS OU RODAS.
ART: 05 - TODO GRADUADO, PROFESSOR, MESTRANDO OU MESTRE. TEM AUTONOMIA PARA CONDUZIR SEU TRABALHO SEM A INFLUENCIA DE QUAL QUER OUTRO MAIS  GRADUADO DE SUA CIDADE, ESTADO OU PAIS.  O MESMO SÓ TERÁ  QUE DÁ SATISFAÇÕES, REPORTAR-SE OU DIRIGIR-SE.  APENAS A DIRETORIA GERAL DO GRUPO. ( MESTRE MILITAR OU A OS MESTRANDOS E MESTRE QUE COMPÕEM A DIREÇÃO DO GRUPO ).


2 – OBRIGAÇÕES:


ART: 01 - RESPEITAR SEU MESTRE PROFESSORES E GRADUADOS, OBSERVAR AS DISCIPLINAS DURANTE OS TREINOS, NÃO PERDER DE VISTA OS MOVIMENTOS DO PARCEIRO, NÃO SE VIRAR DE COSTA PARA O PARCEIRO QUANDO ESTIVER NO JOGO.

ART: 02 – OBEDECER AS INSTRUÇÕES NA HORA DO TREINO, PRATICAR DIARIAMENTE OS MOVIMENTOS QUE ESTÁ APRENDENDO.

ART: 03 – OBEDECER O COMANDO DO BERMBAU DURANTE A PRATICA DA CAPOEIRA.

ART: 04 - FICA NA RESPONSABILIDADE DE TODOS OS GRADUADOS E FILIADOS REPASSAR PARA A SEDE DO GRUPO A IMPORTÂNCIA DETERMINADA PELA DIRETORIA PARA MANUTENÇÃO DE SUAS FILIAÇÕES E REGISTROS QUE PODEM SER CORRIGIDA E ACRESCENTADO JURUS POR FALTA DE PONTUALIDADE.

ART: 05 – QUE FIQUEM CIENTES TODOS A QUEM FOI DADO AUTONOMIA PARA REALIZAR BATIZADOS QUE TERÃO QUE REPASSAR PARA A SEDE, 40% DO VALOR TOTAL DE CORDAS SE AS CORDAS FOREM COMPRADAS FORA DO GRUPO. FICA

I.1 - TAMBÉM INFORMADO QUE AO COMPRAR AS CORDAS NO GRUPO O GRADUADO REPASSAR A SEDE DO GRUPO APENAS 30% DO VALOR TOTAL DE CORDAS.

I.2 - TODO EVENTO COM ENTREGA DE CORDAS E TROCA DE CORDAS DEVERÃO SER REALIZADOS SOMENTE COM A PRESENÇA DE UM MESTRE OU MESTRANDOS DO GRUPO.

ART: 06 - FICA CIENTE A QUEM DE DIREITO QUE A FORMAÇÃO DA BATERIA DO GRUPO É 03 BERIMBAUS, 01 PANDEIRO E 01 ATABAQUE, PODENDO O ATABAQUE SER RETIRADO EM ALGUMAS OCASIÕES.














OBS: I.1 - A FORMAÇÃO SE DÁ COM OS BERIMBAUS,ATABAQUE E PANDEIRO DO LADO ESQUERDO.

 I.2 - A GRADUAÇÃO, ASSIM COMO O ESCUDO DO GRUPO NO ABADÁ É USADO AO LADO ESQUERDO DO UNIFORME.

 I.3 - FICOU DECIDIDO EM ASSEMBLEIA GERAL DESDE O DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2011,

QUE O UNIFORME OFICIAL DA ASSOCIAÇÃO GRUPO " K " DE CAPOEIRA É CAMISA OU CAMISETA PRETA E ABADÁ BRANCO. FICANDO DECIDIDO TAMBÉM QUE NÃO SERÁ PERMITIDO AO INTEGRANTE DO GRUPO " K " DE CAPOEIRA , QUANDO O MESMO ESTIVER DE USO DE SUA CALÇA DE PASSEIO, USAR SUA GRADUAÇÃO.



PARAGRAFO 01


TODA E QUAL QUER ATITUDE CONTRARIA QUE O ALUNO DESTE GRUPO DE CAPOEIRA VIER A TOMAR ACARRETARÁ PRA ELE PUNIÇÕES QUE SERVIRÃO PARA REEDUCA-LO.
ESTAS PUNIÇÕES VÃO DESDE ADVERTÊNCIA AO DESLIGAMENTO TOTAL DO GRUPO.

DEIXANDO CLARO QUE ESTAS PUNIÇÕES PODERÃO SER APLICADA COM MAIS RIGOR PELO APLICANTE SE O FALTOSO TRATAR-SE DE GRADUADOS, MONITORES, INSTRUTORES, PROFESSORES, MESTRANDOS OU MESTRES.

Art: 1 – ADVERTÊNCIA VERBAL DE 01 Á 05 DIAS DE AFASTAMENTO DO TREINO. NO TERMINO DESTA PUNIÇÃO O ALUNO PERMANECERÁ NO COMPORTAMENTO BOM.

Art: 2 – ADVERTÊNCIA DE 05 Á 15 DIAS DE AFASTAMENTO DO TREINO. NO TERMINO DESTA PUNIÇÃO O ALUNO ESTARÁ NO COMPORTAMENTO REGULAR.

Art: 3 - ADVERTÊNCIA DE 15 Á 20 DIAS DE AFASTAMENTO DO TREINO. NO TERMINO DESTA PUNIÇÃO O ALUNO ESTARÁ NO COMPORTAMENTO MAU.

Art: 4 - DESLIGAMENTO TOTAL DO GRUPO. ESTA PUNIÇÃO SERÁ APLICADA QUANDO AO CHEGAR NO COMPORTAMENTO MAU O ALUNO NÃO DEMONSTRAR NEM UMA MELHORIA DE SEU COMPORTAMENTO.


I . 1 - O ALUNO QUE ESTIVER DE PUNIÇÃO NÃO SERÃO TIRADAS DELE AS RESPONSABILIDADES MENSAIS DA ACADEMIA COMO: O SEU COMPARECIMENTO EM REUNIÕES E PAGAMENTOS DE MENSALIDADES.

I . 2 - TODO ALUNO QUE ESTIVER DANDO AULA E FOR PUNIDO SERÁ SUBSTITUÍDO E Á SEU SUBSTITUTO SERÁ DIRECIONADO OS PAGAMENTOS DE MENSALIDADES DO NÚCLEO.

PARAGRAFO 02



DEVO LEMBRAR QUE ESTE ESTATUTO É SOMENTE PARA REEDUCAR E MANTER O RESPEITO E A ORDEM DENTRO E FORA DO RECINTO DE TREINO.



AGRADECE A DIRETORIA.



SÃO LUIS – MARANHÃO – BRASIL EM 20 DE MAIO DE 2000.

CONTATO PARA FILIAÇÕES, CURSOS E PALESTRAS: 0(98) 8862 – 2162 / 8146 6071 OU PELO E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br


______________________________________________




RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA CAPOEIRA QUE SOMAM COM SEU TALENTO PARA O CRESCIMENTO E O FORTALECIMENTO DA CAPOEIRA, ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO GRUPO " K " DE CAPOEIRA.


VENHA FAZER PARTE DE NOSSA FAMÍLIA!!!!!



MESTRE MILITAR - MESTRE DE 2º- GRAU ( CORDA VERMELHA E BRANCA )- SÃO LUIS / MARANHÃO. 19 / 05 / 1971.







CARLOS ADALBERTO A. COSTA ( MESTRE MILITAR ) CRIADOR E FUNDADOR DA ASSOCIAÇÃO GRUPO K DE CAPOEIRA.
Iniciei na Capoeira em 1982 com 11 anos de idade com o Mestre Neguinho no Grupo de Capoeira Angolano na Escola de Dança Pró-Dança que era localizada na Rua 13 de maio no Centro. Onde treinei como bolsista por 4 anos. Por meus pais não gostarem da Capoeira, muitas vezes eu tinha que fugir de casa para participar de algumas rodas, nestas pequenas fugas de casa conheci muitos bons Capoeiristas como: o Mestre Coquinho que no ano de 2003 fiz o que as Federações existente em meu estado não fizeram, o Reconheci á Mestre. junto com ele foi reconhecido mais 03 Mestre que contribuirão pela construção da historia da capoeira do Maranhão como os Mestres D'Paula, Sebá e Pelé.
Ao Mestre coquinho devo o meu aprendizado também. Treinei com ele na extinta FEBEM localizada na Fonte do Bispo no Bairro da Madre Deus - Centro.


Participei no XV Jem’s de 1987, no governo de Cafeteira, através do Profº de Ed. Fisica da Escola São Lazaro, a qual eu estudava na epoca. Nesta Competição levei a 1ª colocação.

Após isso participei de Mostras de capoeira como: a 1ª Mostra de Capoeira do Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN no ano de 1988.

e de Campeonatos como o 1º Inter - Bairro realizado pela Associação de Capoeira Aruandê de Mestre Pirrita e Aruanda do Mestre Jorge Navalha em março de 1988

Logo após fiz parte do Grupo de Capoeira Quilombo dos Palmares do Centro de Cultura Negra que era composto por Evandro ( hoje Mestre do Grupo Mara Brasil ), Militar, Nijon, Manoel, Mizinho ( hoje Mestre Mizinho do grupo Arte Maranhão ), Careca, Wilson, Assis e outros, por falta de organização resolvi sair após 1 Ano e Meio, e passei a treinar com o Mestre Roberto conhecido como: Mestre Jacaré que lecionava em uma academia de karatê, localizada na Rua 18 de novembro, no bairro da Camboa até o ano de 1990.
Em 1991, dei formação ao grupo Nagoas que era sediado provisoriamente na Associação de Moradores na rua da Brasília - Bairro da Liberdade, este grupo tinha em sua formação muitos bons capoeiristas, oriundo de outros grupo como: Careca, Juricabra, Abacate, Cudinho, Mata rato, Daniel, Wilson, Junior de Assis, Cabecinha ( hoje contra-mestre do Grupo Liberdade Negra ), e o Cacá (hoje contra-mestre do Grupo Ludovicense) entre outros.
Apesar de bons capoeiristas fazerem parte do grupo na época, isso me redeu uma má fama, por quer muitas das vezes nos envolvíamos em confusões só para ter o prazer de testar nossos golpes, mas essa atitude rendeu a muitos do grupo inclusive a mim a fama de desordeiro.

Mais tive que passar por tudo isso e me conscientizar que a educação que meus pais e alguns Mestre me passaram. não devia eu mancha-la por atos involuntários, apenas pela empolgação da arte e copiando o que costumava ver outros capoeiristas fazendo, muitas vezes acabava-mos com rodas de outros grupos só pra mostrar que eramos valentões.

Em 1994, deixei de compor o grupo Nagoas e no mesmo ano dei formação ao Grupo “K” de Capoeira com o objetivo de Resgate e Profissionalização da Capoeira em nosso estado. com isso criei o Projeto Capoeira na Escola, o Projeto Curumim, o Projeto Capoeira na Praça, com objetivo de educar e socializar Crianças e Jovens em situação de risco.
Também criei o Projeto Capoeira para Turista Ver, que tem a finalidade de ultrapassar barreiras Internacionais, fazendo apresentações em Hotéis, em período de visitação Turísticas com objetivo da valorização da Arte Capoeira praticada no Maranhão.

No Ano de 1998, me formei Contra-Mestre pela Associação de Apoio à Capoeira
Associação dirigida por Antonio Alberto Carvalho (Mestre Paturi), a partir daí passei a fazer viagens para ter contato com outros capoeiristas e nessas viagens resolvi conhecer Salvador no ano 2000, onde entrei em contato com bons Capoeiras e Mestres como: Neco, Boca Rica, Lua hasta, Cebolinha, Nenel (filho de Bimba), Cafuné e muitos outros alunos de Bimba que compõem a Fundação Mestre Bimba. Também conheceu o Sr. Reinaldo Santana (O Mestre Bigodinho),que foi aluno do Mestre Waldemar da Paixão.


Através de conhecimentos me formei à Mestre com O Mestre Bigodinho.


Hoje em todos os lugares que passo, sinto-me na obrigação de divulga não só o meu trabalho mais também o nome do meu Mestre Bigodinho.


Em 07 de Setembro de 2006, Desfilei junto as Forças Armadas com o meu grupo ao governador José Reinaldo e Milhares de Pessoas.

já tinha feito isso em outros anos por escolas que trabalho. mais esse feito me fez sentir o que talvez Mestre Bimba talvez tenha sentido.

Sabendo ele que era só um Capoeirista mais tinha o conhecimento que poucos tinham e aproveitou para se tornar a Grande Estrela e Atração Unica daquele dia. pois foi assim que me senti e que todos fiquem sabedores e que reconheçam ou não foi através de Meu trabalho com a Capoeira nas Escolas e nos meios Militares que a Capoeira está tendo e uma boa aceitação em nosso Estado.

assim como Devemos ao grande Mestre Bimba por Façanhas como essa que nos estimula a cada dia.

Salve Grande Mestre que o senhor continue Iluminando o nosso Trabalho !!!


PROJETOS QUE JÁ PARTICIPEI E PARTICIPO:

PROJETO ÓRFÃO DE MIM - COM A 1ª PROMOTORIA DE INFÂNCIA.
PROJETO CAPOEIRA EM SENA - COM O SESC - MARANHÃO.
PROJETO ESCOLA DE VIDA - COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO.
PROJETO 2º TEMPO - SECRETARIA DOS ESPORTES DO ESTADO DO MARANHÃO E O MINISTÉRIO DOS ESPORTES.
PROJETO ESCOLA ABERTA - SECRETARIA DE ED. DO ESTADO E DO MUNICÍPIO.
PROJETO MAIS EDUCAÇÃO - SECRETARIA DE ED. DO MUNICÍPIO.


CONTATO: OI - 098 - 8862 2162 / TIM - 8146 6071 / CLARO - 8478 4258

E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br

FACEBOOK 01: https://www.facebook.com/carlos.adalberto.948

FACEBOOK 02:  https://www.facebook.com/mestremilitar

GOOGLE +  mestremilitar@hotmail.com



___________________________________________



MESTRANDA - MICHELLE / SÃO LUIS - MA.

















TÔNIA MICHELLE - Conheci o Mestre Militar através de uma amiga que estudava em uma das Escolas que ele dava aula, nós saíamos em uma dança e coincidia de os nossos ensaios serem no mesmo dia de aula dele e toda vez q a gente saia do ensaio encontrávamos com ele e em uma dessas vezes ela nos apresentou.
Daí então a gente sempre conversava e eu falei pra ele que tinha maior vontade de aprender Capoeira,mais a minha família não deixava, descriminava a capoeira dizia que era coisa pra homem pra marginal como eu ainda estudava, em nossos contatos ele teve a ideia de implantar a Capoeira também na Escola que eu estudava ai eu pensei essa é uma ótima oportunidade pra eu poder começar á praticar.
Iniciei a praticar a Capoeira no dia 21 de Setembro de 2000. E logo me encantei com essa maravilhosa Arte e continuo treinando até hoje com muita dedicação e profissionalismo me aperfeiçoando a cada dia.  E com muito treino,dentro dos fundamentos e tradições da Capoeira . No dia 16 de Julho de 2011 fui Reconhecida a Mestranda Corda Roxa e Branca. Espero poder contribuir com meus conhecimentos na formação de jovens Capoeiristas.

Eu só posso todo dia agradecer á Deus e pedir á ele que dê saúde, muito conhecimento á meu Mestre para que a cada dia mais ele possa resgatar vidas pra esse mundo tão maravilhoso que é a Capoeira e me dê muitos anos de vida pra ver o sucesso do nosso Grupo.



GOOGLE + : :prof.michellegkc@hotmail.com

FACEBOOK: https://www.facebook.com/mest.michellegkc



____________________________________________




MESTRANDO CAVALO BRANCO - BELÉM -PARÁ.

















RAIMUNDO NONATO DE S. PINHEIRO - Iniciou a capoeira no Ano de 1987.  Passei por varias Escolas somando hoje o meu conhecimento. em 2012 fui Formado a Mestrando pelo Mestre Alberto Pinto Lourenço ( Mestre Beto ).  Por força maior no mesmo ano me desliguei do Mestre Beto.  E como já tinha um Conhecimento com o Mestre Militar e do Trabalho que o mesmo faz em prol da Capoeira, resolvi fazer parte da Família Grupo " K " de Capoeira no Ano de 2013.  Hoje com o Apoio do Mestre Militar, estou desenvolvendo um Bom trabalho na Região do Pará.

CONTATO PARA FILIAÇÃO, APRESENTAÇÕES, PALESTRAS E OFICINAS: 091 -8290 5733  /  3264 9383

FACEBOOK:  https://www.facebook.com/dinho.deinha



________________________________________________





MESTRANDO BAL - SÃO LUIS -MA.


















______________________________________________



PROFESSOR 1º ANO -  CANIVETE  - BOGOTÁ - COLÔMBIA.






















Comecei  na capoeira a os 12 anos de idade, no Grupo Abolição, onde treinei durante 05 anos  com o Professor Piau. Após treinei 02 anos Capoeira de Rua e por falta de organização, sai e fui treinar no grupo Muzenza com professor Samurai onde ganhei o apelido de Canivete. Na Muzenza permaneci por 03 anos. Sai por motivo do Professor mudar-se para outra cidade e eu não tinha condições financeiras para me deslocar a sua nova cidade.
 Depois o meu amigo o Instrutor Timba me convidou para fazer parte de um novo projeto na Capoeira, que era trazer o nome de grupo axe capoeira do Mestre Barrão. Formamos o grupo axé aqui na Colômbia, com 02 anos realizamos o 1º Batizado e com o passar do tempo muitos instrutores já não se entendiam ai resolvi me retirar com meus alunos, e passamos a fazer parte do grupo Acapoeira do Mestre Capixaba no comando do Professor Gigante. E por força maior me retirei.

Depois fui procurado por um aluno que treinava comigo, o Macarão que mantinha contato com o Mestre Militar.  Me falou dele e de sua Filosofia. Gostei muito e fizemos de tudo para trazer o Grupo “  K “ de Capoeira para Colômbia.  Iniciamos esse projeto na Colômbia com muitas dificuldades. E após 03 anos realizando nosso trabalho, conseguimos trazer o Mestre Militar para ser conhecido no meu Pais e para a Realização do sonho de conhece-lo pessoalmente e ser Certificado a Professor 1º Ano,  no 2º Evento realizado pelo Grupo “ K “ de Capoeira da Colômbia, com a presença de vários Grupos como: Muzenza, Acapoeira, Aye Capoeira, Federação de Capoeira Angola – FICA e o Grupo 100% Capoeira.

CONTATO:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/canivete.canivetegrupok




__________________________________________________



PROFESSOR 1º ANO MAYOR. - BOGOTÁ - COLÔMBIA.






















Meu Nome é Jorge Castro, nas Rodas de Capoeira: Professor – Major ( Mayor ). Nascido em 24 de Outubro de 1984 em Bogotá (Colômbia).
 Comecei a praticar capoeira com idade de 14 anos, com Fabio León, que me ensinou não só a base da Capoeira, mas também abril a minha mente a este maravilhoso mundo.
Fiz  parte de muitos grupo de capoeira ate conhecer e fazer parte do Grupo” K “ de Capoeira.
            Treinei no grupo de Calle, chamado Filhos da Mangangá, treinei no Abolição,  Acal, Muzenza, onde cheguei a ser Campeão no 2º Segundo Torneio Nacional de Capoeira no ano de  2008. Depois de algum tempo resolvi sair e seguir meu caminho e conheci o trabalho do grupo Lembrança Negra, onde fiquei aproximadamente 01 – ano.  Hoje sei que estas experiências fortaleceram meus conhecimentos.

Depois de algum tempo por conhecer o Professor Canivete, ele me deu a oportunidade de fazer parte do Grupo " K " de Capoeira.  Resolvi me incluir neste novo Projeto que era fazer parte do Grupo “ K “ de Capoeira, onde estou a 04 anos. Hoje sou Professor 1º ano e realizo um grande trabalho, sócio – cultural com Crianças, Jovens e Adultos em Bogotá, com Respeito, Dedicação e Disciplina. Na Supervisão do Mestre Militar.


CONTATO :

FACEBOOK: https://www.facebook.com/jorge.castro.9275439



____________________________________________



PROFESSOR LUIS CARLOS - SÃO BENEDITO - CE.























Comecei capoeira por volta do ano de 2000 com apenas 08 anos com meu irmâo que era graduado e treinava ja alguns anos em um grupo da capital Cearense e veio morar em minha cidade.  posso afirma que ele foi meu primeiro professor, por muito tempo passei treinando com ele até que um dia ele foi embora novamente e eu como
não queria ficar sem treina tive que procura outro professor,foi quando conheci o professor Fabio do grupo estrela da serra , meu primeiro grupo de verdade onde permaneci por um certo tempo até que nosso professor Fabio teve que ir embora também,.essa época eu já tinha amigos no grupo muzenza, e por volta do ano de 2003
comecei a treinar na muzenza com o contra mestre Alan ,hoje é o Mestre Alan da Fundação capoeira. Neste grupo fiz muitas amizades e também comecei a mim destaca em minha cidade, e no ano de 2005 já com minha terceira graduação comecei a dar aulas para alguns amigos da minha comunidade,fiquei na muzenza de 2003 até
2007 ,quando veio ter a divisão do grupo e na minha cidade ficou sendo Fundação Arte Brasil ,onde continuei treinando com o Contra Mestre Alan até o ano de 2010, que por força maior resolvi sair com meus alunos e alguns graduados. No mesmo ano tive o prazer de conhecer o Grupo “ K “ de Capoeira e  o trabalho do Mestre Militar, que
depois de conversamos, eu e os demais alunos e graduados nos filiamos ao Grupo “ K  “  de Capoeira.  Essa é a Família que hoje faço parte, com muito orgulho. Depois que entrei pra Família GKC,  fui muito bem recebido pelo Mestre e os demais Integrantes do grupo,ainda no ano de 2010 com a ajuda dos Instrutor Alison e o Flor, realizamos o 1°ENCONTRO INTERESTADUAL DO GRUPO K CAPOEIRA DA SERRA DA IBIAPABA.
Hoje esse Evento é Tradição em nossa Região. Hoje o Grupo “ K “ de Capoeira tem Trabalhos em Varias Cidades que Fazem Parte da Serra da Ibiapaba como: IPU, INHAÇU e UBAJARA.
Após ter sido Formado á Monitor resolvi expandir o trabalho do Grupo para a Cidade de  Domingos Mourão – PI.  Hoje mim orgulho de ser professor do Grupo” K  “ de Capoeira e de ser aluno do Grande Mestre Militar. Sempre participo de eventos em vários lugares do Brasil e tenho muitos amigos em todas as cidades e estados que visito, e agora no dia 02 de fevereiro de 2014.  Tive o prazer e o privilegio de participar juntamente com o Mestre Militar do 1° Mundial do Grupo “ K “ de Capoeira na Cidade de Bogotá - Colômbia. Agradeço a Deus e ao meu Mestre por fazer parte do Grupo “ K “  e de todas minhas conquistas e oportunidades que são dadas a minha pessoa. Essa é minha Historia,esse é meu Grupo,minha Família e o meu Orgulho !!!  


CONTATO: 088 - 9276 4874

FACEBOOK: https://www.facebook.com/luiscarlos.t.paiva



____________________________________________




INSTRUTOR ANDRÉ - SÃO BENEDITO - CE.





























__________________________________________




ESTAGIARIO ZUMBI - SÃO LUIS - MA.
























CONTATO PARA AULAS EM ESCOLAS, CLUBES, ASSOCIAÇÕES E UNIVERSIDADES. CEL: 098 - 9981 2724







_____________________________________________




ESTAGIÁRIO IVAN / SANTA LUZIA - MA.
























ALDIVAN PINHEIRO MORENO .

SOU NASCIDO EM ZÉ DOCA DO MARANHÃO, INICIEI A CAPOEIRA EM 1993, NO GRUPO RAIZES DA AFRICA E QUANDO FIZ RESIDENCIA NO MATO GROSO PASSEI A TREINAR NO GRUPO ACAULF - COM O MONITOR FERNADES. EM 2003 VOLTEI PARA SANTA LUZIA DO MARANHÃO, ONDE ENCONTREI UM GRANDE TRABALHO SENDO DESENVOLVIDO PELO GRUPO " K " DE CAPOEIRA E RESOLVI ME FILIAR NO ANO DE 2004.
HOJE SOU MONITOR E TENHO SOMADO PARA O CRESCIMENTO DESTE TRABALHO EM MINHA CIDADE. JUNTO AO MESTRE MILITAR QUE TEM ME DADO TODO APOIO.

EU SÓ TENHO AGRADECER AO MEU MESTRE MILITAR POR TUDO, AXÊ MEU MESTRE !!


CONTATO: 



__________________________________________________



ESTAGIÁRIO SPLINTER
































Eu Pedro Conceição, nascido em Santa Luzia – Ma em 22 / 08 / 1990. Comecei a treinar capoeira aos 16 anos de idade no sindicato dos trabalhadores da educação ( SINTRAED ). No Bairro do Guarim,  com o Graduado Adalto e o Estagiario Ivan que pra mim é o meu professor. Na escola Prof. Luis Jardim no Bairro Mutirão.  Muitas das vezes para ir ao treino eu tinha que falar meu Serviço e por causa disso pessoas por desconhecer o valor que a Capoeira tem em minha vida, ate me chamavam de vagabundo.  Participei de vario eventos na cidade e em cidades vizinhas. Hoje sou um Estagiário, realizo vários trabalhos na minha cidade em bairros carente e projetos Sociais do Governo.  Sempre ensinando aos meus alunos o verdadeiro fundamento da Capoeira.  Agradeço a meu Mestre Militar, Estagiário Ivan e ao Graduado Adalto, que sempre me deram forças e apoio para eu chegar onde cheguei. Um Axé !!!   




CONTATO : 098 - 8304 1378


FACEBOOK : https://www.facebook.com/pedro.conceicao.5872



________________________________________________




ESTAGIÁRIO  GRAVETO / SÃO LUIS - MA.





















WELLINGTON V. DOS SANTOS,  Nascido em 11 / 05 / 1981. Natural de São Luis - Ma
Comecei a treinar Capoeira no ano de 1999 até 2003 como o Profº. Fuzué.
Ainda no ano de 2003 fui treinar no grupo Jogo de Dentro com o Mestre Generoso, em 2006 por motivo de força maior mudei de cidade, vim morar em Mata Roma - maranhão e acabei me desligando do grupo.

Em 2007 conheci o Mestre Militar que realizava um Trabalho nesta cidade e resolvi ingressar no Grupo K de Capoeira.
Desde então estou Representando a Associação Grupo K de Capoeira.

Hoje agradeço ao Mestre Militar pela oportunidade e o prazer de Fazer parte desta Família.

Tenho Orgulho de poder Praticar essa Arte Capoeira e poder dizer " QUE ELA FOI MEU PRINCIPIO, É O MEU MEIO E SERÁ O MEU FIM ".

SALVE Á TODOS OS CAPOEIRA !!!!!



CONTATO : 098 - 8863 0970




_____________________________________________



PROFESSOR 1º. ANO -  RIBAMAR / ZÉ DOCA - MA.























JOSE RIBAMAR RIBEIRO ROCHA,nascido em / /19 - Casado, Natural de Zé Doca - Ma
Comecei a treinar Capoeira em 1998 no Grupo Cativos, quando meu Profº saiu para montar seu trabalho eu o acompanhei, onde fiquei até 2004.
Depois fui morar em Belem do Pará e em 2005 á 2008, voltei a treinar em um grupo chamado Origem Brasileira.

Me desliguei do grupo por voltar morar em Zé Doca.

Em 2009 conheci o Mestre Militar em um evento na cidade de Pindaré - Ma, e por gostar do estilo e da pessoa do Mestre, convidei o mesmo para conhecer minha cidade e o trabalho que estava desenvolvendo e que gostaria de ser aluno dele.

e como tudo saiu como eu queria, hoje estou fazendo parte dessa Grande Familia e agradeço tudo isso ao meu Mestre por ser uma pessoa compriensiva e que tem me ajudado muito em meu trabalho com a Capoeira na cidade de Zé Doca.

Tenho o orgulho de ser capoeira e dizer que ela é minha vida !!


CONTATO: 098 - 8153 1122



______________________________________________




PROFESSOR 1º ANO - LAMPIÃO / SÃO LUIS  - MA.























MEU NOME É VICTOR EMANOEL MARTINS LIMA

TIVE O MEU PRIMEIRO CONTATO COM A CAPOEIRA AOS 18 ANOS EM 2001 NA ESCOLA CEGEL LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO LUIS-MA COM O MESTRE MILITAR, POIS CONHECI A ASSOCIAÇÃO GRUPO "K" DE CAPOEIRA ATRAVÉS DO RENATO QUE HOJE É MESTRANDO  "CARANGUEJO".

HOJE EU SOU UM PROFESSOR, RESIDO NA ÁREA ITAQUI- BACANGA - SÃO LUIS - MA. PRETENDO AQUI FAZER UM GRANDE TRABALHO EM NOME DO GRUPO K DE CAPOEIRA EM PROL DA NOSSA ARTE.

SENDO SUPERVISIONADO PELO MESTRE MILITAR , TAMBÉM REALIZO TRABALHOS SOCIO- CULTURAIS DENTRO DE COMUNIDADES CARENTES.



CONTATO : (054) 8118 7989  OU PELO EMAIL:victor_slz_@hotmail.com

FACEBOOK : https://www.facebook.com/victor.emanoel.908


_______________________________________



  ESTAGIÁRIO MAURÃO - ROSÁRIO - MA.





























CONTATO: 098 - 8855 3566

FACEBOOK: https://www.facebook.com/maurosergiosantana.pereira



_________________________________________


INSTRUTOR CANTADOR - BOGOTÁ - COLÔMBIA.

























Holman Barrera com 33 anos de idade. Sou Conhecido nas rodas de Capoeira como “Cantador” Comecei a treinar a Capoeira no ano de 1994 depois de assistir uma apresentação de uns amigos da escola. Conheci a um capoeirista que treinava com um grupo de nome Abolição de Mestre (Delei), onde depois de muito tempo ate me formar Instrutor.

Depois que retorne do serviço militar as coisas não ficavam legal e meu professor Michael (Capeta) já não estava no Grupo Abolição.
Nos anos 2003 e 2004 trabalhe com uns projetos pessoais encaminhados na pratica da capoeira tudo o realize em conjunto o Graduado Espinha um camarada das antigas. Ao terminar o ano 2004 me adentrei no “Grupo Muzenza Colômbia” do (Mestre Burguês) junto a Estagiário Samurai, onde permaneci até inicio do ano 2006. Por força maior resolvi sair.

No mesmo ano. No mês de Outubro entrei em contato com Marcelo Ferreira Trovo (Mestrando Montanha) onde comecei trabalhos junto com ele no Grupo Canto e Magia de Mestre Ricardo onde ficamos aproximadamente por Dois anos desenvolvendo um trabalho ótimo junto ao Mestrando Montanha; com ele conseguimos desenvolvimento básico dos movimentos e programa de Benguela Instrumentação, Toques e Musicalidade. Nesse grupo fique de estagiário (corda crua e preta).
No mês de Setembro do ano 2008 começamos um novo trabalho em conjunto ao Mestrando Montanha criando o Grupo Maitá Capoeira fundado e presidido por Marcelo Ferreira Trovo procurando um caminho cheio de respeito e vontade no treinamento, sempre em pro da Capoeira e do aprendizado.

Nesse mesmo dia 13 de Setembro de 2009.  Eu recebi a CORDA LARANJA graduação de GRADUADO 3º GRAU. Pelas mãos de Contra Mestre Cobrinha (Grupo Carybé Capoeira) e dos Mestres convidados, passando assim a ser reconhecido como Graduado Cantador.

Em Julho de 2011, na cidade de Bogotá / Colômbia. recebi a graduação de CORDA ROXA e o título de INSTRUTOR DE CAPOEIRA, pelas mãos do Mestrando Montanha, Mestrando Caetano e Mestre Muralha.

Já no ano de 2013 o grupo Maitá Capoeira Unidade Colômbia acabou e fique com poucos alunos e sem apoio. Desta forma procurei a ASSOCIAÇÃO GRUPO K DE CAPOEIRA, para Representar.   
Hoje faço parte da Família Grupo K de Capoeira com o meu amigo Professor Canivete ele me deu sua confiança e apoio junto com o Mestre Militar presidente e fundador do Grupo.

CONTATO PARA AULAS EM ACADEMIAS, ESCOLAS E UNIVERSIDADE. CEL: 057 314 3385262

FACEBOOK: https://www.facebook.com/InstructorCantador?fref=nf





_______________________________________________



ESTAGIÁRIO MARANHÃO - EMBU DAS ARTES - SÃO PAULO - SP.


















ISRAEL COSTA  - Nascido e criado em São Luis MA,comecei a pratica da capoeira em 2001
em um projeto promovido pelo Mestre Militar e pelo Grupo K Capoeira projeto chamado Capoeira na Escola.

Treinei no Grupo K Capoeira e com o Mestre Militar por 05 anos,no período de 2001 a 2006.
no Grupo meu apelido era Reco,e no ano de 2006 eu viajei para São Paulo,fiquei da metade de 2006 até o começo de 2010 sem treinar,mais nesse intervalo de tempo parado procurei saber onde haveria núcleos para mim poder treinar,conheci vários capoeiristas ,portanto,acabei entrando no Grupo Arte em Movimento do Mestre Paraíba,que fica situado na Cidade Turística de Embu das Artes SP.

Onde treinei por 03 anos e 10 meses,no Grupo Arte em Movimento onde passei a ser conhecido como Maranhão.  
Sempre tive a vontade de voltar a vestir a camisa do Grupo K Capoeira.
Hoje estou tendo esta oportunidade de voltar para a família'' G.K.C ''e agradecer ao Mestre Militar pelo reconhecimento e confiança.
Agradeço também por ele ter me dado os primeiros passos na Capoeira e ter me ensinado a ser o que eu sou hoje.
 Desde já agradeço ao Mestre e espero poder retribuir da melhor forma aqui em Aão Paulo,  pela confiança.

Estou muito feliz em voltar a família ''G.K.C",



CONTATO: 011 - 95520 5402

FACEBOOK:  https://www.facebook.com/israel.costa.3745




__________________________________________________




GRADUADO 3º ANO - ADALTO / SANTA LUZIA - MA.






















ADALTO P. FILHO. NASCIDO NO DIA 12 DE DEZEMBRO DE 1988 EM SANTA LUZIA - MA.
 Pratico Capoeira desde os meus 10 anos de idade. Comecei á praticar a capoeira com Ivan do Grupo Raízes da África, hoje o Estagiário: Ivan, do grupo K de Capoeira. Com quem treinei por vários anos.
Depois fiquei por um longo período sem qualquer filiação ou supervisão, por não ter nem um grupo que eu me Identifica-se ou trabalha-se com a minha visão de capoeira, uma arte marcial genuína brasileira.

Fui apresentado ao Mestre Militar por uma de suas alunas no ano de 2001, tive oportunidade de conhecer sua capoeira, algo que veio a contento pois era uma capoeira contemporânea baseada na tradição da arte capoeira. Faço parte da Associação Grupo " K " de Capoeira e ministro aulas em Santa Luzia –MA com o auxilio do estagiário Tercio, Tarcisio e Ivan .
E com a Supervisão de Carlos Adalberto Almeida Costa ( MESTRE MILITAR ) de SÃO LUIS - MA.


CONTATO: 098 - 8322 6256

FACEBOOK: https://www.facebook.com/harboke



___________________________________________________



PROFESSOR 2º ANO - PAULO / SÃO LUIS - MA.

















PAULO FRANÇA - Estudava em uma antiga escola que se localizava no bairrro do Monte Castelo em São Luis do MA. Lá tive meu primeiro contato com a capoeira no ano de 2001 no Abadá Capoeira.
Onde treinei apenas três anos, pois sempre treinava escondido logo após as aulas. E por proibição da minha mãe, me afastei da capoeira durante 1 ano.
Nesse mesmo período tive contato com um amigo que treinava no Grupo “K” de Capoeira, o mesmo convidou-me para assistir um batizado que haveria em uma Escola que o grupo desenvolvia trabalho. Lá conheci Carlos Adalberto o Mestre Militar,fiquei impressionado com a sua Capoeira.
No dia 30 de Maio de 2005, ingressei no Grupo “K” de Capoeira, e graças a DEUS continuo até hoje.
Lembro de uma frase que meu pai um dia me falou:
“O QUE NÃO MATA, FORTALECE.”
Tenho esta frase como um incentivo para nunca desistir dos meus objetivos!
TORNAR-ME UM GRANDE MESTRE DE CAPOEIRA.


CONTATO: 098 - 8859 5629

FACEBOOK: https://www.facebook.com/instrutorpaulogkc




_____________________________________________________




INSTRUTOR - BRANCO / ANAPURUS - MA.
























FRANCISCO DE ASSIS  SANTOS, 14/12/1988

Meu primeiro contato com a capoeira foi em 2004, na época eu tinha 15 anos de idade. Treinei por 8 meses com o finado Formiga que quando o mesmo era aluno do  Grupo K de Capoeira.  Fiquei sem treinar por 1 ano e em 2006 voltei a treinar diretamente com o Mestre Militar que assumiu o trabalho na minha cidade.  Depois de muitas batalhas para fortalecer a capoeira em minha região, enfrentei muitas coisas.  Teve tempos que ficou só Eu, Mijão e o Graveto, tentando manter viva a capoeira em Mata Roma e Anapurus. Depois de uma mudança no sistema de graduação do grupo o Mestre me deu depois de 01 ano,  corda de Adaptado em 2007, depois no ano seguinte fui a Graduado  2º Ano. E foi nessa graduação que formei um núcleo no meu povoado.  Depois tive que parar e voltei a treinar  com Mijão e Graveto em Mata Roma.
E se passaram - se 02 Anos sem dar aulas, ate que abri um núcleo no centro da cidade de Anapurus.  Em 2011 fui formado a Instrutor. Nesse mesmo ano por força maior parei novamente de dar aulas..
Em 2012 voltei com tudo e em 2013 consegui com a ajuda do Mestre a Realizar o !º.  primeiro evento em Anapurus e em Mata Roma, Batizado e troca de corda organizado por mim, Graveto, Vagner e o Tico.

E atualmente estou estou com trabalho em anapurus em varias núcleos e escolas. 



CONTATO: 098 - 8504 7548




_______________________________________________



INSTRUTOR BORRACHA - IPU- CEARÁ.











Francisco Raffael Arcelino de Aquino (INSTRUTOR BORRACHA), nascido em 15 de julho de 1989 Ipu- Ce, inicie na capoeira em 2004 com 12 anos de idade no GRUPO HERANÇA CULTURAL DE CAPOEIRA do MESTRE CATITU (SP) na ESCOLA MONSENHOR GONÇALO DE LIMA que era localizada na AVENIDA JOSÉ CARVALHO DE ARAGÃO, onde treinei com bolsista 4 anos.
Pois eu não tinha condição para pagar a mensalidade e meus pais não apoiavam, mas com força para continuar seguindo em frente e recebi minha primeira graduação na cidade de SOBRAL- CE, com o INSTRUTOR BOB (ANTONIO JOSÉ LOURENÇO DA SILVA).  Fiquei no grupo por muito tempo, mas tiver que deixar e  passei a treinar na ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA RAIZES DA TERRA com o MESTRE ASSIS (FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA LIMA) que me formou MONITOR FORMADO pela a FEDERAÇÃO DO ESTADO DO CEARA na data de 14 de julho de 2007 na cidade de SANTA QUITERIA-CE. Permaneci no grupo até 2009.
Porque na época o grupo mudou de cidade, então passei a treinar no GRUPO GERAÇÃO CARCARA CAPOEIRA do RIO DE JANEIRO com MESTRE MONTANHA, sendo MONITOR FORMADO .   Em 2011 por força maior passei a fazer parte do GRUPO “ K “ DE CAPOEIRA.  Sou Supervisionado Diretamente pelo Mestre Militar de  SÃO LUIZ-MA.  Hoje sei que com o Apoio do Meu Mestre Militar o trabalho que realizo em minha cidade com meus Graduados tem crescido da melhor forma. 



CONTATO: 088 - 9625 7379  / 9727 7495

FACEBOOK: https://www.facebook.com/raffael.arcelino



_______________________________________________




INSTRUTOR PENA / AÇAILANDIA -MA




















CONTATO:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/instrutor.diegopena



_____________________________________________




ESTAGIÁRIO TICO - MATA ROMA - MA.














_













CONTATO:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/profile.php?id=100006033421168


____________________________________________



GRADUADO 1º. ANO - VAGNER - ANAPURUS -MA.























Meu primeiro contato com o esporte de capoeira foi aos 13 anos em 2002 em Anapurus-MA, mas durou menos de um ano. Esse esporte demorou vários anos para se manifestar dentro da cidade.
Em 2011, depois de 9 anos sem ter capoeira em Anapurus, eu e um amigo meu, conhecido como Farinha que mora em Anapurus encontramos um Graduado  do Grupo K de Capoeira, conhecido hoje como Instrutor Branco.
Tivemos muitos altos e baixos. O núcleo enfraqueceu alguns meses, porem nunca tendo um fim. Em 2012 ganhou mais força com o Mestre Militar nos visitando pela primeira vez  e assumindo o trabalho na cidade de Anapurus.  O grupo fortaleceu –se e com isso ate sonhávamos com algo maior. que Realizar um batizado dentro da cidade, pois seria algo inédito. No dia 07 de Julho de 2013, depois de varias dificuldades, conseguimos realizar o tão sonhado BATIZADO.
Foi um dos melhores dias da minha vida e para os meus amigos que passaram comigo por essa experiência inédita.
Recebendo de meu Mestre “Mestre Militar” a corda de GRADUADO- PRIMEIRO ANO.
E hoje ao lado do meu Instrutor Branco e sempre com o apoio do nosso Mestre Militar, procuramos o crescimento do Grupo K Capoeira com o núcleos dentro da cidade de Anapurus.

E mais que tudo, só temos a agradecer a Deus por ter nos ajudado em todos os momentos que precisamos por sua graça os nossos sonhos vem sendo realizados.




CONTATO: 098 - 8413 4757

FACEBOOK: https://www.facebook.com/wagner.monteles



_____________________________________________




GRADUADO 3ºANO - BORRÃO - IPU- CEARÁ.











Ismael Arcelino de Aquino (GRADUADO BORRÃO), nascido em 03 de julho de 1991 Ipu-Ce. Inicie na Capoeira em 2004 com 13 anos de idade no GRUPO HERANÇA CULTURAL DE CAPOEIRA do MESTRE CATITU (SP) na ESCOLA MONSENHOR GONÇALO DE LIMA que era localizada na AVENIDA JOSÉ CARVALHO DE ARAGÃO, onde treinei como bolsista por 03 anos.
Pois eu não tinha condição para pagar a mensalidade e meus pais não apoiavam, mas com força para continuar seguindo em frente e recebi minha primeira graduação na cidade de SOBRAL - CE, com o INSTRUTOR BOB (ANTONIO JOSÉ LOURENÇO DA SILVA) na época.  Por motivos pessoais fui treinar na ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA RAIZES DA TERRA com o MESTRE ASSIS (FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA LIMA) que me graduou pela  FEDERAÇÃO DO ESTADO DO CEARA na data de 14 de julho de 2007 na cidade de SANTA QUITERIA – CE.  Onde permaneci até 2009.
Pois o grupo mudou-se de Cidade. Então passei a treinar no GRUPO GERAÇÃO CARCARA CAPOEIRA do RIO DE JANEIRO com MESTRE MONTANHA.

Em  2011 precisando de um grupo com estrutura para aprender uma boa capoeira e somar com o que aprendi passei a treinar no GRUPO “ K “ DE CAPOEIRA com o Mestre Militar de SÃO LUIZ-MA.   Sei que estou em uma Família muito forte na capoeira. Hoje como Graduado Terceiro Ano, estou desenvolvido alguns trabalhos em prol da nossa arte e elevando o nome do meu Grupo em minha Cidade.  Com a Supervisão do Meu Mestre Militar.



CONTATO: 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/ismael.arcelino



__________________________________________





O HINO DO GRUPO " K " DE CAPOEIRA






RITMO: SÃO BENTO GRANDE


MUSICA: VENHA VER
AUTORA: MESTRE MILITAR E ESTAGIARIO: JOANILSON




( CORRO ) 2ª VEZES


MEU CAMARADA CORRA.. VENHA VER

O GRUPO K VEIO SE APRESENTAR..

QUEM NUNCA VIU O MEU MESTRE JOGANDO, ELE CANTANDO.. VAI SE ADMIRAR..


(CORRO ).

II


OLHA !! ESSE GRUPO É ORDEM E PROGRESSO....

JÁ FAZ SUCESSO EM QUAL QUER LUGAR

NOSSA HISTORIA, QUE NOS FAZ GIGANTES

SAMOS REPRESENTANTES DA ARTE POPULAR... VEM VER !!!


( CORRO ).

III


ATÊ MESMO AS NOSSAS CRIANÇAS.....

SABEM O QUE QUEREM QUANDO ELAS CRECEREM

MUITOS SONHAM EM SER DOTOR, ADVOGADO

MAIS SEM CAPOEIRA NÃO SABEM VIVER... VEM VER !!


(CORRO).


IV


ATÉ MESMO QUEM NÃO É CAPOEIRA.....

NÃO PODE OUVIR O SOM DO BERIMBAU

SE QUER FAZER PARTE DA NOSSA.. HISTORIA

VENHA SEM DEMORA NÃO FIQUE A ESPERAR !!


( CORRO ).

AUTORES: MESTRE MILITAR E MESTRANDO JOANILSON


CONTATO PARA FILIAÇÕES, CURSOS E PALESTRAS: 0(98) 8862 – 2162 / 8146 6071 OU PELO E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br

MESTRE WALDEMAR DA PAIXÃO











Mestre Waldemar




O Mestre Waldemar, Waldemar Rodrigues da Paixão, Mestre de Capoeira Baiano, nascido em Ilha de Maré, Bahia em 1946.

Conhecido como Waldemar da Liberdade ou Waldemar do Pero Vaz, um dos nomes do bairro e da rua onde implantou sua capoeira.

Naquela época se aprendia a capoeira muita das vezes aleatoriamente e muitas vezes com amigos, mais o seu aprendizado deu-se com os Mestres: Canário Pardo, Siri-de-Mangue, Ricardo da ilha de maré, Talabi e Piri-piri.

A fama de Waldemar como Capoeirista e Mestre de Capoeira aparece nos anos de 1940. Ele implantou um barracão na invasão do Corta-Braço, hoje o Bairro da Liberdade, onde realizava suas rodas de capoeira todos os domingos, também ensinava na Rampa do Mercado na Cidade Baixa. Um de seus grandes prazeres nas rodas de capoeira o qual o deixou bastante conhecido era jogar ao som do toque São Bento pequeno ou (angola invertida).

Aos poucos o Mestre Waldemar por ser um homem pacato, não gostar de barulho e era o único que mantia a tradição da capoeira do passado.
Aos pouco, foi conquistando toda a sociedade por ele trabalhar de forma diferenciada dos outros de sua época.
Atraindo assim acadêmicos, artistas, jornalistas e turistas de varias partes do mundo, para o bairro da Liberdade. Os etnólogos Anthony Leeds em 1950 e Simone Dreyfus em 1955 gravaram o som de seu berimbaus. O escultor Mário Cravo e o pintor Carybé, também capoeiristas, freqüentam o barracão. Mais tarde, a maior parte dos capoeiristas de nome afirmam ter ido na capoeira de Waldemar.

Mestre Waldemar também foi um grande mestre tanto entre Bimba quanto Pastinha ele sempre demonstrou suas qualidades nas rodas foi um grande jogador e foi conhecido como um dos melhores cantadores de músicas de capoeira na Bahia.

Foi a ideia do Mestre Waldemar da Liberdade, cantar demorados solos antes do jogo (hoje chamados ladainhas). Ele deixou marcas registradas na Capoeira que nunca se apagou e nunca vão apagar, foi como o próprio Mestre Waldemar reivindicou, em depoimento a Kay Shaffer, ter inventado as pinturas nos berimbaus, assim como usar o arame de pneu sem queimar o pneu.

Mestre Waldemar, como bom capoeirista, andou na sombra. Ficou discreto sobre suas atividades e breve em sua fala. Mal existem fotos dele antes de velho. Não procurou a fama e, apesar de seu notado talento de cantor e de tocador de berimbau, não integrou muito o mercado de espetáculo turístico. Também, a música que se escuta nas gravações de 1950 e 1955 é coletiva, sempre tendo, ao menos, um dialogo de dois berimbaus.

Outro prazer do Mestre era era lecionar para seus alunos, mesmo na roda, mesmo quando não era dia de treino ele continuava dando prosseguimento à tradição do ensino da capoeira daquela época que era informal.
Nas rodas do mestre Waldemar não era exigida nem uma indumentária, o capoeirista participava com a roupa do dia-a-dia, ou seja, nas rodas que ocorriam dias de semana nos mercados, bares, feiras e praças públicas com o intuito de arrecadar dinheiro dos que assistiam, esse dinheiro era dividido entre os capoeiristas. Mas nas rodas tradicionais que ocorria no barracão aos domingos os capoeiristas tinham que estar vestidos a rigor com terno de linho branco.

Essas tradições incrivelmente foram mantidas só por Waldemar Rodrigues da Paixão que aos 71 anos de idade afastou-se totalmente das rodas de capoeira por sofrer do mal de Parkinson, encontrando a sua sobrevivencia na venda de berimbaus de sua fabricação.

Em 1980 o Mestre Waldemar, velho, impossibilitado de jogar capoeira e de tocar berimbau pela doença , ele na ocasiões ainda gravou um CD com Mestre Canjiquinha




CONTATO PARA FILIAÇÕES, CURSOS E PALESTRAS: 098 - 8862 - 2162 / 8146 6071 OU PELO E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br /  https://www.facebook.com/mestremilitar